ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Parceria do Hemose e Associação Gloriense de Doadores de Sangue completa nove anos

A fidelização de grupos contribui positivamente com o serviço de doação de sangue. Prova disso, é o trabalho de conscientização realizado há nove anos pela Associação Gloriense de Doadores de Sangue que, regularmente mobiliza voluntários para o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde. A proposta do grupo é estimular a adesão ao serviço e contribuir com os estoques de todos os grupos sanguíneos.
O grupo originário de Nossa Senhora da Gloria conta com doadores de Feira Nova, Graccho Cardoso, Porto da Folha, além dos povoados Angico e Nova Esperança. Fundador da associação, David Sales contou que iniciou o trabalho depois que passou a residir no município. Para ele, a doação de sangue é motivo de orgulho. “Agora em março a associação completou nove anos de dedicação e compromisso com a causa. Estou satisfeito em doar um pouco de mim e de alguma forma, através desse conjunto de pessoas ajudar o tratamento de pacientes internados nos hospitais em Sergipe”, ressaltou.
De acordo com Sales, o trabalho para estimular a doação requer amor à causa e a compreensão das pessoas, sobre a real importância do que é ser um doador de sangue. Ele disse que o contato com os membros do grupo é realizado através das redes sociais, reuniões em datas comemorativas, palestras em escolas e entrevistas nas rádios comunitárias. “Temos um calendário de doações de sangue do grupo que acontece nos dias que antecede o carnaval, festejos juninos, Dia do Doador e festas de final de ano”, classificou.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, os grupos desenvolvem um papel de extrema importância para doação de sangue. “Essa mobilização deles reforçar o compromisso com o próximo e ajuda na manutenção dos estoques. Precisamos lembrar que o sangue coletado diariamente, passa por análises sorológicas, depois é processado e dispensado para rede hospitalar”, destacou a gestora ao declarar que a captação trabalha com a perspectiva de tornar à doação um ato regular. “A Associação Gloriense através de seus membros é parceira do Hemose no compromisso de salvar vidas”, conclui.
Critérios
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm