ssocial.hemose@fsph.se.gov.br / ouvidoria@fsph.se.gov.br +55 79 3259-3174 / 3225-8037

Visita técnica detalha serviços realizados nos ciclos de doação e produção do sangue do Hemose


Acadêmicos dos cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, e nutrição, da Faculdade Regional de Aracaju participaram do programa de visita técnica do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde.  A atividade tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão técnica dos serviços da área de saúde.

 Orientados pelo enfermeiro Reinaldo Almeida, o grupo com cerca de 20 alunos, inicialmente conheceu os serviços realizados no cadastro, pré-triagem, triagem clínica finalizando na sala de coleta, setor onde é doado de 300 a 450 ml de sangue. Na fase seguinte da visita, o grupo passou pelos laboratórios de Sorologia, Produção, Imunohematologia do Doador e do Receptor.

 “A partir dessa experiência esses futuros profissionais saem daqui do hemocentro com conhecimento do que é realizado desde o cadastro até os laboratórios, onde o sangue passa por análises, testes de ABO, tipagem sanguínea e prova cruzada. Esses são procedimentos técnicos que são realizados antes da transfusão das hemácias, plaquetas e plasma, componentes sanguíneos produzidos a partir da coleta de uma bolsa de sangue total”, detalhou o profissional.

De acordo com o professor Imunologia, Rodrigo Cazzaniga, a Faculdade de Aracaju trabalha a visão cientifica dos seus acadêmicos nos primeiros anos dos cursos com a finalidade de mostrar a complexidade dos serviços de saúde. “Visitando o Hemose temos a coleta do sangue  um serviço fundamental para que eles tenham essa compreensão da importância da doação e da complexidade, que tem o processo de produção”, explicou ao acrescentar. “Também queremos focar na necessidade de quem puder doar sangue, seguir com esse hábito regularmente”, ressaltou.

Após a finalização da visita alguns alunos decidiram colaborar com a doação de sangue, dentre eles, a acadêmica de farmácia, Vanessa de Lima Jesus. “Eu considero importante à doação pelo fato de que tem tantas pessoas que precisam do serviço. Enquanto futuros profissionais de saúde precisamos, adotar uma consciência positiva sobre esse gesto saudável”, declarou.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, e peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.