ssocial.hemose@fsph.se.gov.br / ouvidoria@fsph.se.gov.br +55 79 3259-3174 / 3225-8037

Empresa solidária estimula doação de sangue entre colaboradores

Uma ação interna relativa às atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) incentivou a doação de sangue de funcionários da empresa Duas Rodas, junto ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde. A iniciativa solidária teve como finalidade sensibilizar os colaboradores e familiares para contribuir com o serviço através da fidelização de voluntários.

De acordo com Jesse Junior Lima Fontes Xavier, gerente da empresa, localizada no município de Estância, a proposta para doação em grupos foi levantada durante uma campanha do Hemose. “No mês passado fizemos uma campanha para cadastrar doador de medula óssea e então surgiu essa ideia de também fazer a doação de sangue. A assistente social prestou as informações e estamos planejando vim, mensalmente em grupos de, no máximo, cinco funcionários para doar”, contou.

Além de coordenar o grupo, Jesse Junior, também realizou sua primeira doação de sangue. “Sempre quis doar, mas não conseguia conciliar o meu horário de trabalho, com o horário de funcionamento do Hemose. A gente que mora no interior tem que ter o incentivo de alguém, ou da própria empresa em que trabalha”, disse ao afirmar. “Essa campanha da empresa proporcionou a concretização de um desejo antigo”, destacou.

O Hemocentro de Sergipe atende a demanda transfusional da rede hospitalar pública, além de hospitais conveniados. “Essas parcerias com a formação de grupos, seja, através de empresas, instituições de ensino e religiosas são importantes para colaborar com a manutenção do estoque de sangue, especialmente das plaquetas, que tem um período de validade de apenas cinco dias”, explicou Josceline Souza, gerente de Captação de Doadores da unidade.

Ela lembrou ainda que como forma de preservar novos doadores os líderes e coordenadores de grupos são orientados sobre os critérios básicos para efetivar a doação de sangue. “Quando estivemos na empresa Duas Rodas realizamos uma roda de conversa para passar as seguintes  recomendações:  no dia de doar fazer uma boa alimentação, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, ter um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação e evitar ingerir bebidas alcoólicas 12 horas”, detalhou a gestora.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos. No ato do cadastro é necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade,  motorista, trabalho ou reservista. Mais detalhes sobre o serviço de doação através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

fsphadm

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.