ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Voluntários de Porto da Folha colaboram com doação de sangue

 

A solidariedade foi o instrumento incentivador para reunir 42 voluntários, do povoado Lagoa Redonda, no município de Porto da Folha distante 190 quilômetros de Aracaju, para realizar a primeira doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). “Quero devolver o que eu e minha família recebemos”, declarou Maria do Carmo Goes, responsável pela mobilização dos conterrâneos.

Conforme relato da funcionária pública, o desejo de ajudar pacientes que precisam de transfusão sanguínea surgiu depois que a filha conclui um tratamento que finalizou com o transplante de rins. “Nossa família passou por momentos de angustia, enquanto ela fazia o tratamento, até os exames confirmarem que o pai era compatível para fazer a doação de rins”, disse.

Maria do Carmo contou ainda que num período de seis meses a filha necessitou de várias transfusões de sangue.  “Nesse período recebemos o apoio de várias pessoas que ficaram sensíveis com o tratamento da minha filha e vieram doar sangue em grupos pequenos de três a cinco pessoas”, lembrou ao informar que a partir da solidariedade das pessoas e da importância do serviço resolveu realizar a campanha. “Expliquei o quanto é importante doar e isso foi o incentivo para todos que vieram hoje nessa viagem para o Hemose”, salientou.

Eliana Maria da Silva, 38 anos e Marilia de Campos, 26 anos estavam no grupo e confirmaram o desejo de ajudar através da primeira doação. “Sei que minha doação vai salvar várias vidas, por isso vim”, comentaram. Já o estudante Romoel dos Santos Cunha, decidiu participar da ação conjunta para doação de sangue para atender ao pedido da namorada. “Estou satisfeito em prestar meu apoio e fazer minha primeira doação de sangue”, completou o jovem.

As campanhas para mobilização de voluntários e dos grupos fidelizados para contribuir com o estoque de sangue no Hemose acontecem mensalmente. O trabalho da gerência de Captação busca sensibilizar os parceiros e a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue, com intervalos de dois a três meses para os homens e de três a quatro meses, para doações femininas.

Serviço

A doação de sangue é procedimento orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes. Todo o material utilizado para coletar o sangue é descartável. O serviço de coleta de sangue do hemocentro de Sergipe funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.