ssocial.hemose@fsph.se.gov.br +55 79 3259-3174

Hemose prepara programação em alusão ao Dia dos Pais

Para reforçar a importância do ato da doação regular de sangue o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, segue com a organização de atividades sociais voltadas para o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. A ação visa incentivar a fidelização de voluntários e homenagear os pais que por meio de seu exemplo, mostram para os filhos a importância do ato de doar.

 

A gerente de Captação do hemocentro, Josceline Souza, destaca que a doação é voluntária e altruísta. “Devemos lembrar sempre que este é um gesto de amor ao próximo e de grande valor humano e solidário. Homenagear os pais que tem filhos doadores é reconhecer a importância desta prática para toda a sociedade e, em especial, os pacientes beneficiados durante seus tratamentos”, pontua a gerente.

 

Nos primeiros sete meses deste ano, o Hemose realizou 19.470 atendimentos a doadores. Deste total 14.194 efetivaram a doação de sangue, sendo que 72,40% das doações realizadas pelo sexo masculino e 27,60% corresponde a doações femininas e 39% das doações foram de  jovens na faixa etária de 18 a 28 anos de idade.

 

A unidade é responsável pela política estadual de captação, coleta e dispensação de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar. “Por isso que um dos instrumentos para o cumprimento dessa política são as campanhas temáticas de doação de sangue relacionadas às datas comemorativas. É uma forma de estimular o ato da doação e, fidelizar voluntários”, salienta josceline Souza.

 

Vale ressaltar que a doação de sangue é um procedimento orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados. Toso o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e, não vicia. O organismo repõe rapidamente, entre dois e três dias a quantidade de sangue doada. Homens podem doar a cada 60 dias, e mulheres com intervalo de 90 dias.

 

Critérios

 

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. No dia anterior a doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.