ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose realiza cadastro de medula óssea em Malhador

Visando levar informação sobre o cadastro para doador de medula óssea o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) participou no último sábado, 18, da ação social destinada à promoção da saúde e bem estar, no município de Malhador. O evento coordenado pela Central Jovem em Ação com a participação de moradores, estudantes e parceiros teve como objetivo divulgar e estimular a adesão da comunidade ao serviço.

De acordo com avaliação das gerentes de Captação e Coleta do Hemose, Josceline Souza e Florita Aquino, a ação proporciona a multiplicação de conhecimento sobre os serviços. “Esse trabalho é muito importante para a comunidade, que muitas vezes não tem como se deslocar a Aracaju para tirar suas dúvidas, existem muitos mitos em relação à medula óssea”, disse Josceline. “A equipe trabalhou em duas frentes realizamos o cadastro de medula óssea e captamos voluntários para doação de sangue”, destacou Florita Aquino.

No Colégio São José moradores e demais voluntários da ação se revezaram na realização das atividades do dia, dedicado à saúde. Enicleia Oliveira de Jesus que trabalhou durante a manhã, aproveitou o turno da tarde, para conhecer o cadastro. “Eu fiz exames de vista e teste de glicemia. E agora, decidi fazer meu cadastro de medula óssea e quem sabe, salvar a vida de quem precisa da doação da minha medula”, disse.

A funcionária pública, Valderes Santos, deu uma parada no serviço e preencheu o formulário para o Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome). “Soube que esse registro é importante. Tem muito paciente com a medula doente dependendo desse cadastro, por isso, vim fazer, aproveitar que estou bem, saudável e ajudar quem precisa”, declarou.

O consultor de vendas, Nilson Roberto, realizou o último cadastro do evento.  “O mais importante é saber que minha ficha pode salvar a vida de uma pessoa que não encontrou a cura para sua doença dentro da família. Se eu posso ser esse possível doador compatível, estou disposto a doar e ajudar”, declarou.

Os formulários para o cadastro junto com as amostras de sangue seguirão para o laboratório onde são realizados os testes de compatibilidade genética, em seguida, os dados resultantes das análises são inseridos no banco de dados do Redome. “Essas informações passam a constar efetivamente no sistema, num período de até seis meses”, concluiu a gerente de Captação de Doadores do Hemose, Josceline Souza.

Medula óssea

Para fazer o cadastro é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos de idade e não ter doenças infecciosas. O voluntário preenche um formulário com informações pessoais e doa uma amostra com 5 ml de sangue, que passa por análises no laboratório de Histocompatibilidade (HLA), para verificar as características genéticas do doador. Mais informações sobre o serviço através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Rosangela Cruz Lima

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.