ssocial.hemose@fsph.se.gov.br / ouvidoria@fsph.se.gov.br +55 79 3259-3174 / 3225-8037

Lacen moderniza parque tecnológico e amplia oferta de testes laboratoriais

Profissionais do serviço de Imunologia do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) participam nesta terça-feira, 4, de um treinamento operacional com o novo equipamento Roche Cobas e601 que ampliará  a capacidade de realização de testes  para diagnóstico de HIV, HTLV, Sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus, hepatites, A, B e C, marcadores tumorais, dentre outros. A atividade com a participação de cerca de vintes profissionais, dentre biomédicos, farmacêuticos, biólogos e técnicos do serviço, prossegue até a próxima quinta-feira, 6.

Dividido em duas partes, teórica e prática, o treinamento foi ministrado pelo assessor cientifico da Roche, Bruno Zuculin. Na ocasião, o profissional abordou os mecanismos para operar a máquina onde poderão ser realizados até 180 testes por hora. “É importante que a equipe tenha conhecimento sobre o pleno funcionamento da máquina para proceder as rotinas. Também é necessário observar os períodos para troca dos reagentes, avaliar a calibração para controle das amostras”, detalhou Zuculin.

O  laboratório de Imunologia do Lacen, realiza uma média mensal de 10 mil exames para o diagnóstico, confirmação e monitoramento de diversas doenças e agravos em saúde pública. Com a operacionalização do novo equipamento, prevista para este mês, a unidade realizará o dobro de testes.

Conforme Cliomar Alves dos Santos, gestor do serviço, o aparelho irá proporcionar mais qualidade e agilidade nos serviços prestados pelo laboratório.  “O serviço já opera com uma máquina. A aquisição de um novo equipamento atuando com mais velocidade e maior capacidade de processamento de amostras, terá como benefício à redução no tempo resposta dos testes de trinta dias praticados atualmente, para sete dias”, destacou.

De acordo com o farmacêutico-bioquímico, o setor de compras da Fundação já adquiriu os kits para proceder com os exames. “Estamos aguardando a entrega dos reagentes e, demais insumos necessários para que o novo equipamento comece a operar. Acredito que até a próxima semana, estaremos com os dois equipamentos realizando todas as rotinas”, confirmou Cliomar Alves.

Serviço

O Lacen é a unidade laboratorial de referência de Sergipe, responsável pelas ações laboratoriais de média e alta complexidade em Vigilância em Saúde e complementação diagnóstica, visando o controle dos principais agravos de saúde da população de Sergipe. O serviço ainda desenvolve um conjunto de ações que propiciam o conhecimento e investigação diagnóstica de agravos de notificação compulsória e imediata.

Rosangela Cruz Lima

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.