ssocial.hemose@fsph.se.gov.br / ouvidoria@fsph.se.gov.br +55 79 3259-3174 / 3225-8037

Visita técnica avalia estrutura para coleta externa de sangue no TRE

A coleta externa é mais um instrumento utilizado pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para sensibilizar os cidadãos sobre a importância do ato regular de doar sangue. Com esta finalidade, a equipe do serviço de Captação de Doadores de Sangue, realizou uma visita técnica a Coordenação de Assistência à Saúde e Benefício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para firmar parceria para destinada aos serviços de, doação de sangue e cadastro de medula óssea..

Na ocasião as profissionais das duas instituições trocaram informações sobre as salas para ofertar os serviços relativos ao ciclo do doador, que deve comportar o cadastro, pré-triagem, triagem clinica, coleta e lanche. Outro aspecto discutido foi a realização da sensibilização dos funcionários do Tribunal, através de uma palestra motivacional, prevista para acontecer no final do mês. “A instituição tem compromisso com a responsabilidade social e a doação de sangue é fator essencial para saúde”, disse Adriana da Fonseca Moraes Sobral, coordenadora do serviço.

Conforme a gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, esse primeiro contato com a instituição parceira visa discutir as condições necessárias para realização da coleta externa de sangue. “Junto com a gerente de coleta, fazemos uma análise inicial como, por exemplo, a estrutura física disponível e o quantitativo de profissionais que se interessam pela doação ou, que, já são doadores”, explicou.

“Nessa visita analisamos se a instituição oferece as condições técnicas sanitárias para a realização da coleta de sangue. Pois precisamos de um espaço para realizar o cadastro dos candidatos à doação. Em outras salas precisamos disponibilizar a pré-triagem e a triagem clinica, além da coleta da bolsa de sangue. Nesse último setor precisamos ter equipamentos para prestar atendimento no caso de um doador ou doadora necessitar”, detalhou a enfermeira Florita Aquino, gerente da Coleta do Hemose.

Após o cumprimento da visita o hemocentro aciona a Vigilância Sanitária Estadual para realizar uma inspeção sanitária e validar a coleta externa de sangue.

Coletas externas

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza o programa de Coleta Externa para doação de sangue, através do projeto ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’, realizado em parceria com empresas, universidades, escolas e comunidades. Dentre os requisitos exigidos, é necessário dispor de instalações adequadas para execução do serviço, com uma área bem ventilada e iluminada, bebedouro e banheiros próximos. As instituições devem reunir a partir de 50 pessoas dispostas a contribuir com o serviço. Mais informações sobre o serviço, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

fsphadm