ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose apresenta resumos científicos em Congresso de Hematologia e Hemoterapia

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá expor cinco resumos científicos durante o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo/2018). Os trabalhos foram produzidos com base no levantamento de dados, análise e relatórios do serviço ambulatorial da unidade que atende pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias.

Os trabalhos expostos apresentam uma análise dos pacientes e doadores de sangue, com abordagem nos seguintes temas: Epidemiologia e diagnóstico dos indivíduos portadores de coagulopatias; Avaliação da qualidade dos concentrados de hemácias, plasma e plaquetas; Avaliação clinica e epidemiológica no tratamento de pacientes com aloanticorpos inibidores em hemofilia do tipo A; Indicações e perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a sangrias terapêuticas e Perfil epidemiológico dos pacientes portadores de anemia falciforme.

De acordo com o gerente do ambulatório do Hemocentro de Sergipe, o biomédico Weber Santana Teles, a produção cientifica foi produzida a partir da coleta de dados realizada por estagiários de biomedicina sob sua coordenação. “Com a análise dessas informações o hemocentro pode mensurar indicadores e promover a melhoria do Sistema Geral da Qualidade e consequentemente do atendimento aos usuários do serviço”, destacou ao informar. “Também buscamos incentivar a pesquisa e o ensino na área do sangue, um dos objetivos estratégicos do Hemose”, ressaltou.

Segundo Weber Teles a produção dos trabalhos contou com a participação dos acadêmicos de biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit), Alef Nascimento, Raphael Davisson, João Victor, Camila Alves e Danilo Lopes. A conclusão dos resumos tomou como base o banco de dados dos laboratórios de Sorologia, Imunohematologia do Doador e Receptor, Produção e Dispensação de Sangue e Hemocomponentes, Ambulatório e Coleta de sangue da unidade.

Dados

Para o docente do 6º período de biomedicina Alef Nascimento, a realização das pesquisas e a exposição dos trabalhos é uma forma de aprendizado prático sobre os serviços de hematologia e hemoterapia. “Esses trabalhos foram feitos em equipe, dividimos as tarefas e todos contribuíram com a compilação dos dados para a análise escrita analítica dos serviços ofertados pelo Hemose para os pacientes portadores de enfermidades do sangue”, frisou.

Congresso

O evento organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABIH), acontece de 31 de outubro a 3 de novembro em São Paulo. O congresso reúne especialistas e profissionais da hematologia e hemoterapia do Brasil e de outros países, com apresentações de trabalhos científicos, palestras, simpósio, mesas redondas e conferências que agregam todas as vertentes destinadas à atualização clínica e científica das áreas.

 

fsphadm