Hemose realiza recepção em homenagem ao Dia Nacional do Doador de sangue

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza nesta sexta-feira, 23, a partir das 8h30, na recepção da unidade, uma homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A ação integrativa com doadores, gestores, funcionários do serviço e parceiros, tem como objetivo reforçar a importância da doação de sangue e agradecer aos voluntários, pelo gesto humanitário de salvar vidas.

Coordenado pela gerência de Captação de Doadores, o evento contará com acolhimento especial, realizado pelos grupos Anjos da Enfermagem e Doutolhaços, apresentação da Banda do 28º Batalhão de Caçadores (BC), show musical, além de homenagens em agradecimento aos doadores e líderes dos grupos representados, pelas campanhas da Associação Gloriense de Doadores, Aquidabã Sangue Bom e Igreja Universal.

O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de pouco mais de 163 mil voluntários que realizou ao menos uma doação. De acordo com dados do serviço, 68,5% das doações registradas na unidade são do público masculino e outras 31,5%, são doações do segmento feminino. Em relação ao percentual de doação por faixa etária, os voluntários de 16 a 35 anos representam 49,9% do público doador, já os voluntários com idade de 36 a 45 anos representa 40,5% e acima, de 45 anos de idade, 14,5% dos doadores.

A unidade fornece bolsas de sangue para pacientes que necessitam de transfusão de concentrado de plaquetas, hemácias ou plasma em mais de 34 unidades de saúde, entre hospitais e maternidades do serviço público e privado. O sangue também atende pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias (enfermidades do sangue).

Para o dia da doação é necessário alguns cuidados a exemplo, de evitar o consumo de  alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. E na noite anterior a doação de sangue é preciso ter um repouso mínimo de seis horas, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas e evitar fumar por pelo menos duas horas.

Doar sangue é seguro. O procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo repõe rapidamente, entre dois e três dias a quantidade de sangue doada. Mais informações através: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.