ssocial.hemose@fsph.se.gov.br / ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose: Liberação de sangue para transfusão cumpre regulamentos técnicos do Ministério da Saúde

O laboratório de produção e dispensação de sangue é um serviço estratégico no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) que funciona 24 horas, para liberação de hemocomponentes destinados ao atendimento, da demanda transfusional na rede hospitalar do Estado.

Logo após o término da doação, a bolsa de sangue é encaminhada para o setor de produção, passa por um processo de centrifugação e separação dos componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado) simultaneamente são realizados exames para tipificação do sangue e identificação de doenças transmissíveis.

Somente após a liberação dos testes laboratoriais e a rotulagem dos componentes, devidamente acondicionados, estes são distribuídos aos serviços de saúde para o atendimento dos pacientes conforme necessidade.

De acordo com a gerente de Produção, Juliana Alves Gomes de Santana, os procedimentos cumprem normas técnicas do Ministério da Saúde (MS) que orientam o serviço de hemoterapia. “O sangue é rotulado de forma a permitir sua rastreabilidade, possibilitando identificar a origem do sangue doado, caso o receptor apresente reação a transfusão, imediata ou tardia. Lembrando que é preservado o sigilo do doador, conforme determina a legislação”, salienta a biomédica.

Cada componente do sangue possui uma validade. As plaquetas, por exemplo, só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue, enquanto a hemácias tem 42 dias para ser transfundida. “É por isso que os doadores devem doar sangue regularmente. Uma redução no comparecimento afeta rapidamente o estoque de plaquetas necessárias à pacientes em tratamento oncológico”, explica a profissional.

Doador

No dia da doação é recomendado que o voluntário compareça ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos e, após o almoço, será preciso aguardar duas horas para doar. Também é necessário ter um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

fsphadm