Atletas solidários colaboram com doação de sangue no Hemose

O professor de artes marciais Cleber José Polipo da Silva lançou um convite para fortalecer a corrente da solidariedade e estimular a doação de sangue entre os alunos da academia Naja Fight Team.  “Combinamos de ficar vindo semanalmente em grupos de três, no máximo quatro pessoas”, disse enquanto aguardava para realizar a doação no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

Essa primeira ação contou com a adesão dos alunos atletas Lucas Vieira Santos e Valdemir Martins de Resende. Eles confirmaram que o incentivo do mestre fez a diferença. “Já tinha pensado em doar sangue, mas faltou essa força. Estou tranquilo e espero poder retornar mais vezes, para ajudar com minha doação”, disse Lucas.

Conforme a gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, o apoio de instituições e de voluntários como o professor, Cleber Polipo, para atuar como agentes incentivadores do ato de doar com regularidade são essenciais. “Percebemos que a comunidade está mais atenta a causa da doação de sangue, durante as palestras motivacionais e até quando ligam para o serviço para buscar informações e mobilizar seus grupos para ajudar através das campanhas”, relatou.

A assistente social acrescentou que o gesto da doação é importante, pois o Hemose atende a rede hospitalar do Estado e para isso precisa de doadores frequentemente. “A necessidade nos hospitais é diária para atender os diversos procedimentos cirúrgicos e tratamentos que utilizam o sangue. Tem ainda o período de validade de cinco dias, para as plaquetas. Esse componente sanguíneo é bastante requisitado pelos médicos, para pacientes em tratamentos oncológico e com diagnóstico de leucemia”, salientou ao explicar.  “O estoque de plaquetas está em constante renovação, por isso, que é importante ter doadores fidelizados para manutenção de todos os grupos sanguíneos – O, A, B e Ab positivo e negativo”, pontuou.

Condições

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.