Todos os exames processadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), tem seus resultados liberados de forma online e em tempo real por meio do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Essa tecnologia, além de proporcionar a rastreabilidade das amostras, reduz o tempo de resposta na entrega dos laudos, emitidos atualmente para 187 instituições de saúde, que estão distribuídas nos 75 municípios de Sergipe e suas respectivas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária.
Por meio do sistema, é possível gerenciar e rastrear as amostras cadastradas, assim como as análises realizadas, desde a sua solicitação até emissão do laudo final; promover a criação de relatórios gerenciais e de produção nas Redes de Laboratórios de Saúde Pública; gerar consultas e relatórios (específicos e epidemiológicos); embasar as tomadas de decisões pelas Vigilâncias, dentre outros.
De acordo com a gestora do GAL em Sergipe, Lidiane Barreto, a solicitação de acesso ao sistema é feita pelo próprio usuário, por meio de um formulário contendo suas informações e o termo de confidencialidade assinado pelo chefe imediato. “Após a confirmação da veracidade das informações enviadas, é realizado o cadastro, e esse profissional receberá as informações de acesso ao Gerenciador de Ambiente Laboratorial”, ressalta.
Relatórios
O superintendente do Lacen, Cliomar Alves dos Santos, destaca que o GAL tem como principal benefício promover a criação de relatórios gerenciais de produção e epidemiológicos que auxiliam o Ministério da Saúde (MS), levando as vigilâncias municipais e estadual a desenvolverem estratégias de combate a diversos agravos de saúde pública.
“Diante disso, pode-se dizer que o Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial é uma ferramenta que promove a compreensão de processos ligados à saúde, tornando-se crucial para implementar políticas eficazes e fornecer dados aos subsistemas de saúde”, conclui Cliomar.
Sobre o GAL
É um sistema que foi desenvolvido pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (Cglab), em parceria com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus) e a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) para os Laboratórios de Saúde Pública, aplicado aos exames de média e alta complexidade e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, com padrão nacional.