ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Projeto ‘Saúde no Ponto’ destaca importância da doação de sangue

‘Saúde no Ponto’, é um projeto que busca incentivar o ato da doação de sangue através de ações de mobilização junto à população em Aracaju. Nesta terça-feira, 30, acadêmicos de enfermagem e farmácia apresentaram detalhes relativos ao plano de ação para execução da primeira fase do projeto junto ao serviço de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

O projeto idealizado para acontecer nos terminais de integração com grande circulação de público visa sensibilizar passageiros do transporte coletivo para importância de se tornar um doador de sangue. Conforme a comissão composta pelos estudantes Rosana Donato, Elton Aleme e Graziele Maia, da Universidade Tiradentes (Unit) na primeira quinzena de novembro, será promovida uma grande atividade no Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA).

“Buscamos dados sobre o serviço de transporte para ter uma ideia do quantitativo de pessoas que circulam nos terminais e junto com as informações do Hemose, iremos realizar uma mobilização com os demais colegas para levar informações diretamente às comunidades dos bairros e complexos habitacionais sobre a necessidade de ter doadores de sangue regulares e assim evitar os períodos de sazonalidades, em que os estoques dos grupos sanguíneos reduzem”, detalhou Elton Aleme.

A assistente social, Adineuza Cardoso, da gerência de Captação de Doadores, recepcionou o grupo e prestou os últimos esclarecimentos sobre critérios e impedimentos para realizar a doação de sangue. Segundo ela o projeto dá uma visibilidade diferenciada ao serviço. “Através da ação nos terminais eles irão levar informação e divulgar a doação no contato corpo a corpo com as pessoas. Isso é bem positivo”, elogiou.

Doação

Para doar sangue é preciso ficar atento a alguns critérios, a exemplo de ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao Hemose bem alimentado e portar  documento de identificação com foto válido em todo território nacional. As pessoas que fizeram tatuagens ou piercing devem aguardar um período de um ano, após o último procedimento para doar. Mais informações sobre o serviço através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm