ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Campanha solidária reúne doadores de Lagarto no Hemose

Voluntários do grupo ‘Salvar vidas não custa nada’ do município de Lagarto colaboraram com o serviço de doação de sangue. A primeira ação de 2019, nesta quinta-feira, 24, reuniu doadores fidelizados como, Benneglys Regilys Silva e Gabriel Santos de Jesus no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). “Tem várias pessoas que precisam e compartilhar esse sentimento de solidariedade é muito bom”, resumiram os jovens.

As donas de casa Ivanise Lima de Oliveira Fonseca e Jaqueline Rabelo também participaram da campanha. “Aprendemos com os ensinamentos de Deus a praticar a caridade e a solidariedade. A doação de sangue é isso, estamos doando um pouco de nos, para quem não conhecemos. Estamos amando ao próximo como ensina a Bíblia”, destacaram.

De acordo com a coordenadora Zilda de Lima Santos, o grupo tem membros de todas as faixas etárias. “Sempre que converso com a população em Lagarto procuro incentivar o gesto da doação de sangue, para aumentar o número de pessoas que apoiam a causa. O sentimento é salvar vidas”, disse ao acrescentar. “Pra esse trabalho de voluntariado sempre que peço, conto com a ajuda da prefeitura que arruma um carro para trazer os doadores até o Hemose”.

A gerente de Captação de Doadores, assistente social Josceline Souza, ressaltou que, com apenas uma bolsa de sangue é possível ajudar a salvar até quatro vidas. “Essa é a motivação principal de quem doa um pouco do seu tempo para um ato de amor. Para muitas pessoas, a doação significa um gesto de solidariedade e para os pacientes é a esperança de recuperação de uma enfermidade para poder retornar a rotina”, salientou ao informar que para doar é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos.

Preparação 

Ela ressaltou ainda  que a doação é um procedimento seguro com a coleta de no máximo 450 ml de sangue. “Por isso que no dia anterior à doação é importante que o candidato tenha dormido bem pelo menos nas últimas 6 horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação. E no dia mesmo da doação, a pessoa deve se alimentar normalmente para evitar doar em jejum”, esclareceu Souza.  Mais informações sobre o serviço através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

fsphadm