ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Alunos do Leandro Maciel retornam ao Hemose e doam sangue

Esta terça-feira, 29, foi especial para os estudantes do Colégio Estadual Leandro Maciel, localizado no bairro Castelo Branco em Aracaju. O grupo com cerca de vinte discentes retornou ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para colaborar com o serviço de doação de sangue.

Nayara Barbosa Santos, 18 anos, doou pela primeira vez durante a ação solidária com os colegas. “Decidi participar para ajudar. Sempre vejo pedidos de doação de sangue nas redes sociais. Tem muita gente precisando”, disse. Para Carlos Henrique Carvalho de Jesus, 16 anos, a campanha foi o retorno a sua primeira doação em setembro do ano passado. “Meu pai é meu principal incentivador. Ele é doador”, revelou.

De acordo com relato do professor Rafael Jesus, o projeto ‘Eu faço a diferença’ criado para incentivar a doação de sangue foi iniciado no Colégio Nelson Mandela e desde o segundo semestre de 2018, quando passou a trabalhar no Leandro Maciel, que a inciativa solidária ganhou força na unidade escolar. “O objetivo do projeto é tentar fazer com que cada um se veja como responsável pelo mundo que o cerca, pela vida que tem, pelas escolhas que faz”, comentou ao destacar. “Quando você escolhe fazer a diferença, você escolhe assumir responsabilidades”, diz.

Conforme o professor doar sangue é assumir responsabilidade pela vida dos outros e pela própria vida. “Essa é uma ação simples, fácil, mas que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. O objetivo do projeto não é apenas despertar o desejo de ajudar ao próximo, mas também refletir, que ajudando ao próximo nos estamos ajudando a nos mesmos, pois estaremos construindo uma sociedade melhor”, ponderou Rafael Jesus.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm