ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose: Servidores do Ministério Público Estadual doam sangue durante coleta externa

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou 42 doações de sangue durante a coleta externa realizada do centro de saúde do Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE). Ação nesta sexta-feira, 15, contou com a adesão de profissionais e gestores da instituição, localizado no Centro Administrativo Augusto Franco.

Nas salas destinadas aos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clínica e coleta de sangue, foi grande a movimentação de funcionários, para realizar a primeira doação. Dentre eles, o  servidor público Iure Marcel Menezes Borges. “Estava em dívida e hoje foi o dia de agradecer e retribuir a ajuda que recebi para um familiar que necessitou de transfusão de sangue”, contou.

O estagiário, Matheus Rezende Santos, disse que estava curioso. “Vejo as pessoas comentarem e quis conhecer. Achei tranquilo”, avaliou após concluir sua primeira doação. Para Fernando Henrique Vieira Trindade, a campanha foi o momento de renovação da doação. “Eu sou O negativo e, por isso, sempre que posso colaboro”, ressaltou.

Já o servidor Wellington Souza Lima optou em realizar o cadastro de medula óssea. “Fique muito sensibilizado com a necessidade das pessoas que buscam por um doador compatível no sistema. Então decidi ajudar e espero um dia poder doar a minha medula”, salientou. As informações do novo doador serão inseridas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea ( Redome) coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A ação do Hemocentro de Sergipe visa estimular a doação de sangue com regularidade. De acordo com a gerente de Coleta, Florita Aquino, a coleta externa tem como diferencial aproximar o serviço do voluntário. “Para os funcionários do Ministério Público é uma forma de cooperar com a doação de forma tranquila, em seu local de trabalho sem que precise fazer o deslocamento até a unidade”, destacou.

Serviço

Para doar sangue é preciso está bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, peso superior a 50 quilos e portar documento de identificação com foto. Para solicitar a realização de palestras, campanhas de doação de sangue, cadastro de medula óssea e visitas técnicas basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores, através dos seguintes telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm