ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose divulga doação de sangue durante palestra no Senac em Itabaiana

As palestras sobre a importância da doação de sangue representam um importante instrumento para divulgação e captação de doadores de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Na segunda-feira, 20, a atividade realizada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) unidade Itabaiana, reuniu cerca de 50 alunos dos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem.
Na ocasião, a assistente social Rozeli Dantas, detalhou os critérios para doar sangue. Ela esclareceu que ao chegar ao hemocentro o voluntário precisa passar pelo ciclo do doador, iniciando no setor de cadastro onde são prestadas informações pessoais. Em seguida vem a pré-triagem, nesse serviço, o voluntário passa por verificação dos sinais vitais, medição da pressão arterial, altura, peso e faz um teste do hematócrito, que mede o nível de ferro no sangue.
Já na etapa da entrevista clínica, o cidadão responde um questionário sobre informações de hábitos de saúde. “Como estudantes da área de saúde é importante que vocês entendam que a doação de sangue deve ser um procedimento seguro para o doador e de proteção para o paciente que receberá o sangue, através da transfusão”, disse Dantas.
Durante as explicações técnicas relativas ao processo da doação de sangue, a enfermeira Florita Aquino, ressaltou que a fidelização de voluntários dispostos em doar, além de contribuir com o serviço, garante a qualidade do sangue. “Quando o dador é regular, significa também que se trata de um indivíduo que mantém hábitos saudáveis, dessa forma esse sangue apresenta uma boa triagem sorológica”, salientou.
Preparação
Para dia da doação o voluntário deve comparecer ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos. Na noite anterior, deve ter um repouso mínimo de seis horas, não ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas e evitar fumar por pelo menos duas horas. O serviço de coleta de sangue do hemocentro funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações sobre os serviços, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

fsphadm