Campanha para doador de medula óssea na Faculdade Estácio encerra com 500 cadastros

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) retornou ao Centro Universitário Estácio de Sergipe, para realizar a sétima edição da campanha para o cadastro de medula óssea. A iniciativa com a adesão de estudantes e professores finalizou com 500 novos inscritos ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O trabalho foi concentrado nos laboratórios de enfermagem, local em que os estudantes realizaram a inscrição da ficha cadastral e a coleta da amostra de 4 ml sangue para testes de compatibilidade genética. De acordo com Ruth Cristini Torres, pró-reitora de graduação, pós-graduação e docente do curso de enfermagem da Estácio, a campanha visa contribuir para o aumento do número de doadores cadastrados no Redome.

“Sabe-se que existe um grande número de pessoas aguardando o transplante de medula óssea e infelizmente a sociedade ainda não tem a cultura do cadastro para a doação. Diante do fato de as chances de encontrar um doador compatível é de 1 em cada 100 mil, essa realidade é um incentivador para que a instituição realize campanhas a cada semestre”, ressaltou Ruth.

Conforme o gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, a parceria com a Estácio acontece em dois momentos destinados a mobilização dos estudantes.   “Essa sensibilização realizada com o apoio da comunidade acadêmica é essencial para divulgação da importância e necessidade do cadastro doador de medula óssea”, destacou a assistente social.

Cadastro nacional

As amostras coletadas na Estácio passarão por um exame de Histocompatibilidade – HLA, para verificar a compatibilidade genética entre o candidato, a doador e o receptor. Os resultados ficam arquivados no banco de dados do Redome e são cruzados com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), coordenados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Rosangela Cruz Lima