ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Lacen Sergipe compra kits e firma parceria com Fiocruz para ampliar analises do coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) montou uma força tarefa para dar celeridade nos resultados dos testes para diagnóstico da covid-19. No final da tarde da quarta-feira, 3, o Estado recebeu uma remessa com dez kits para extração automatizada do RNA do vírus, que dará uma maior agilidade na técnica de biologia Molecular RT-PCR.
“Independente do processo de aquisição que vem sendo realizado pelo Ministério da Saúde, o Governo  de Sergipe conseguiu comprar 200 kits para extração automatizada, mas por conta da demanda nacional o fornecedor encaminhou para o Lacen esses dez kits, o que garante o processamento de 960 exames. Com esse quantitativo começamos a regularizar os testes que estão em atraso”, explicou o superintendente da unidade, Cliomar Alves.
De acordo ainda com o farmacêutico bioquímico, Sergipe também foi inserido na parceria formalizada entre o Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná para processar os testes do coronavírus.
“Esses dois institutos um no Rio de Janeiro e o outro no Paraná receberão as amostras dos Lacens de todo o Brasil. Este procedimento cumpre critérios técnicos e Sergipe enviará suas amostras até o início da próxima semana. Recebendo as amostras, a Fiocruz deu um prazo para envio do resultado dos testes de até 72 horas”, informou Cliomar.
Atualmente o Laboratório Central processa uma média de 400 testes por dia com a extração manual, e tem capacidade para fazer 800 exames quando aliadas as duas técnicas, manual e automatizada. O prazo de liberação dos resultados pode chegar a uma média de 10 dias.
Serviço
O laboratório de Biologia Molecular recepcionou em maio mais de 16 mil amostras de coletas de pacientes para detecção da Covid-19. Atualmente a unidade está com uma demanda reprimida de 5.418 amostras para processamento da enfermidade que são oriundos de pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais da rede privada.

 

Rosangela Cruz Lima