Hemose: Palestra no TRE prepara funcionários para doação de sangue

A gerência de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou na manhã desta quarta-feira, 21, uma palestra de sensibilização para a coleta externa de sangue, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A atividade relativa a programação da Semana do Doador visa à conscientização para fidelização de voluntários ao ato de doar sangue regularmente.

Na sala de treinamento do Tribunal, a gerente do serviço, Josceline Souza, abordou os critérios para se tornar um doador, como ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50 quilos e estar em boas condições de saúde.  “Esses são alguns dos requisitos básicos para poder doar, que visam garantir a segurança do doador e também do paciente que recebe o sangue”, frisou Souza.

Ela destacou a importância de fazer uma boa alimentação no dia da doação de sangue.  “As pessoas associam exame de sangue, o hemograma com a doação de sangue. É essencial estar bem alimentado no dia da doação, pois será coletado um volume de até 450 ml de sangue, e o organismo precisa está preparado para essa perda”, alertou para os voluntários que participarão da coleta externa de sangue, na quinta-feira, 22. “É importante tomar um café da manha reforçado no dia da doação”, disse.

A assistente social ressaltou ainda, o ato da doação de sangue como um gesto humanitário, altruísta e necessário para salvar vidas de pacientes internados nos hospitais. “As palestras são importantes para conscientização de todos os públicos. Nosso intuito é estimular a cultura da doação de sangue frequente, sendo assim o homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses”, detalhou Josceline.

Sobre o Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome) a gerente de Captação do hemocentro, prestou orientações relativas ao preenchimento da ficha cadastral e a coleta de uma amostra com 4 ml de sangue, utilizado para testes laboratoriais.  “As pessoas precisam está cientes da importância desse cadastro e realizar a doação no caso de haver confirmação de compatibilidade genética com um paciente inscrito no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea – Rereme”, concluiu.

O que: Coleta Externa de Sangue

Quando: Dia 22, Quinta-Feira, a partir das 8h30

Onde: Sede do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Bairro Capucho, vizinho ao CAISM